15 destinos incríveis para se conhecer no Brasil sem gastar muito dinheiro

Esse ano não está fácil pra ninguém, não é verdade? Para não abrir mão daquela viagem anual, selecionamos 15 destinos incríveis para aproveitar as belezas naturais do nosso vasto país brasileiro sem ter que gastar muito dinheiro. Confira as dicas incríveis:

1. Cânion Itaimbezinho, Cambará do Sul (RS)

canion-Itaimbezinho-Cambara-do-Sul-RS

Com seus cânions, rios e cachoeiras, o Parque Nacional Aparados da Serra, na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, apresenta um dos visuais mais incríveis do país. Quer visitar?

2. Alter do Chão, Santarém (PA)

Alter-do-Chao-Santarem-PA

Com areias brancas e águas doces à beira do Rio Tapajós, Alter do Chão é a melhor praia do Brasil, de acordo com o jornal inglês The Guardian. Fica a dica: a melhor época de visitar é entre setembro e janeiro, quando os rios começam a baixar. Ficou com vontade de conhecer?

3. Monte Roraima (RR)

Monte-Roraima-RR

Sétimo pico mais alto do Brasil, o monte Roraima fica na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Seu platô, que tem em torno de 1000 metros de altura é um dos lugares mais antigos da terra, “uma amostra real de como foi o começo da vida na Terra.”Bora?

4. Praia do Bonete, Ilhabela (SP)

Praia-do-Bonete-Ilhabela-SP

Localizada no extremo sul da Ilhabela, a Praia do Bonete tem um mar agitado, perfeito para os surfistas, e a maior comunidade tradicional caiçara da região. Só é possível chegar na praia pelo mar ou por uma trilha de 12km de extensão, mas vale a pena o esforço! Vamos pegar uma praia?

5. Jalapão (TO)

Jalapao-TO

Bem na transição entre o cerrado e a caatinga, no Jalapão, em Tocantins, surgem cachoeiras, lagoas, chapadas e dunas com até 40 metros de altura. Onde mais no Brasil se encontra este conjunto incrível de elementos naturais? Saiba mais aqui!

6. Praia do Forte (BA)

Praia-do-Forte-BA

Com piscinas naturais, tartarugas marinhas e peixes, a Praia do Forte fica na Linha Verde, a estrada que liga a Bahia ao Sergipe. Lá você encontra não só a principal base do Projeto Tamar, mas também as ruinas do Castelo Garcia d’Ávila, primeira fortificação portuguesa no Brasil. Curtiu as tartarugas?

7. Serra do Cipó (MG)

Serra-do-Cipo-MG

Para os aventureiros, a Serra do Cipó é uma ótima pedida, com suas cachoeiras, trilhas e belas vistas. Localizado 100km a nordestede Belo Horizonte, o cenário lindo e a flora diversa da região atrai praticantes de esportes como rapel, ciclismo, alpinismo, trekking e rafting. Tá afim de uma aventura?

8. Lençóis Maranhenses (MA)

Lencois-Maranhenses-MA

Com seus quilômetros de dunas interrompidas apenas por lagoas de água doce, os Lençóis Maranhenses representam um dos destinos mais bonitos do Brasil. A dica é de ir entre junho e setembro, pois é nessa época que as lagoas ficam mais cheias, e de não deixar de presenciar o pôr do sol nas dunas. Gostou do visual?

9. Itatiaia (RJ)

Itatiaia-RJ

Criado em 1937, o Parque Nacional de Itatiaia é o mais antigo do Brasil, localizado na Serra da Mantiqueira na divisa entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais. Com cachoeiras e trilhas, incluindo o pico das Agulhas Negras, quinto mais alto do país, é um lindo destino para quem gosta de aventuras. Curte uma escalada?

10. Foz do Iguaçu (PR)

Foz-do-Iguacu-PR

As cataratas de Foz do Iguaçu, na fronteira entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai, formam um dos maiores destinos turísticos do país, e não é por acaso: estão entre as paisagens mas belas do mundo. Ainda não conhece?

11. Chapada Diamantina (BA)

Chapada-Diamantina-BA

No centro da Bahia se encontra o Parque Nacional da Chapada Diamantina, que proporciona uma das mais lindas paisagens do Brasil. Localizada em uma região onde vários biomas se encontram, entre eles cerrado, caatinga, campos rupestres e matas de altitude, a área proporciona grande variedade de vegetação, cachoeiras, grutas, cânions e vales. Vamos lá!

12. Maragogi (AL)

Maragogi-AL

No meio da Costa dos Corais fica Maragogi. Meio caminho entre Recife e Maceió, lá você encontra águas cristalinas, coqueirais e as Galés, as piscinas naturais a 5km da costa com seus arrecifes de corais. Tá a fim de conhecer?

13. Serra da Capivara (PI)

Serra-da-Capivara-PI

O Parque Nacional da Serra da Capivara, com seus cânions, baixões, serras e arte rupestre pré-histórica, é um Patrimônio Mundial da Unesco. Por mais incrível e bem-estruturado que seja este parque, que fica no Piauí, a dica é de ir logo, pois por conta de verba insuficiente, é possível que a Fundação Museu do Homem Americano, que é responsável pela manutenção do parque, seja obrigado a fechar as portas em breve. Veja mais informações aqui.

14. Itaúnas (ES)

Itaunas-ES

Há tempos, uma faixa de mata separava a vila de Itaúnas do mar. Com a destruição dessa mata na metade do século passado, as areias avançaram, com a ajuda do vento Noroeste, e soterraram a antiga vila, deixando um mar de dunas. Os moradores ergueram uma nova vila à beira do Rio Itaúnas, onde hoje existe uma comunidade animada, além de um parque estadual com dunas, mata, manguezais e riachos. Quer saber mais?

15. Cânion do Xingó (SE)

Canion-do-Xingo-SE

Às margens das águas verdes do Rio São Francisco, a 200 quilômetros de Aracajú, no Sergipe, fica o cânion do Xingó. Lá é possível mergulhar em águas cristalinas e conhecer os cânions de perto. A região era seca e coberta pela caatinga; com a construção em 1994 da usina hidrelétrica de Xingó, a água represada causou que o leito do rio subisse quase cem metros. Tá esperando o quê para conhecer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *