Nostalgia: Looks da moda dos anos 80

nostalgia-looks-moda-anos-80

Se você viveu o auge da juventude durante os anos 80, provavelmente se lembra das roupas que costumava usar naquela época. Sem dúvida, aqueles foram tempos em que era tendência ser exagerado e apostar em muita cor.

Os anos 80 foram marcados pelas roupas super extravagantes, da ombreira à manga morcego, contrastando com os hippies de uma década antes. Só quem viveu, viu. A moda era influenciada pelos videoclipes e as mulheres yuppies que entraram para o mercado de trabalho.

Relembre 22 looks dos anos 80:

Blazer

blazer-anos-80

Nos anos 80, as mulheres vinham conquistando cada vez mais espaço no mercado de trabalho e o blazer surgiu como uma forma de se igualar aos homens. Paletó de corte quadrado e ombreiras pesadas era o visual adotado pelas executivas dessa década. Acontece que a peça virou moda e começou a ser usada também com roupas informais e descoladas por baixo, como shorts e camisetas. Até a atriz Demi Moore usou esse estilo de roupa no filme Ghost: Do Outro Lado da Vida .

Calça de cintura alta

calca-denim-cintura-alta

A calça de cintura alta era febre entre as meninas nos anos 80, ninguém queria saber de jeans cintura baixa. Eram combinadas com camisetas coloridas e até regatas, isso que comprova que o jeans nunca sai de moda.

Visual largado

visual-largadona

Visual largado dos anos 80 era composto por um tênis, meia, short curto e camiseta, tudo muito básico, em especial com o sucesso de Madonna, que se vestia de forma similar.

Botas sete léguas

Não se sabe exatamente o motivo, mas usar botas e sandálias de plástico eram um “must” nos anos 80. Sempre bem coloridas, as botas eram conhecidas como sete léguas, fazendo referencia aquelas mesmas botas utilizadas em fazendas. As botas eram combinadas com tudo que é tipo de roupa, quanto mais colorido melhor.

Camiseta de basquetecamiseta-basquete-anos-80

Os caras dos anos 80 curtiam basquete, em especial com a ascensão do astro americano Magic Johnson. E quase todos usavam camisetas largonas dos times americanos, em especial do Los Angeles Lakers, time do esportista que ficou bastante conhecido no Brasil.

Calça fuseau

calca-bailarina-fuseau-anos-80

A calça fuseau é parecida com aquele modelito que as bailarinas utilizam, pois ela possuem um elástico que fica preso no pé, mantendo-a assim bem esticada pelo corpo.

Bolsa de franja

bolsa-franja-anos-80

Na novela Água Viva , da Rede Globo, Glória Pires usava uma bolsa de franjas que virou modismo na década de 80.

Coletes

colete-anos-80

Sobrepor um colete sobre uma camiseta ou vestido era comum nos anos 80 e posteriormente na década de 90. Essas peças eram muito coloridas e tinham vários estilos: jeans, crochê ou floral.

Suspensórios

suspensorios-anos-80

O suspensório eram usados por “almofadinhas” (sim, os coxinhas da época) debaixo de ternos, mas também passou a ser visto em roupas mais descoladas, para ambos os sexos.

Manga morcego

manga-morcego-anos-80

Sim, quem viveu essa época sabe muito bem que os vestidos e blusas com mangas de morcego, que pareciam engolir alguém que fosse abraçado, eram tendência. Apesar de esquisito, muitos artistas apostaram na peça, lançando a moda nos anos 80.

Calça colorida

calca-colorida-anos-80

Herança da época dos punks, as calças coloridas continuaram a ser moda nos anos 80. Eram usadas com tênis, botas, tudo era motivo para andar cheio de cores. O grupo porto-riquenho Menudo não parava de usar essas calças. Elas foram esquecidas por alguns anos, mas voltaram com tudo quando bandas como Restart ressucitaram a tendência.

Estampas de animal

animal-print-anos-80

Quem não tivesse uma peça com estampa de onça, zebra ou outro animal, estava fora de moda nos anos 80. Podia ser calcinha, blusa, saia, vestido, tudo era motivo para usar uma estampa mais extravagante e que fizesse menção a animais selvagens.

Moletom Hard Rock Café

moletom-hard-rock-cafe-anos-80

Ter um moletom do Hard Rock Café era um privilégio nos anos 80 que se estendeu até os anos 90. Quando um amigo ou parente viajava para o exterior, era um dos presentes mais solicitados.

Legging colorida

Usar calça legging, de preferência colorida, era como respirar nos anos 80. Eram combinadas com tudo: vestidos, saias, casacos e shorts. A inspiração veio da ginástica, febre entre as meninas bem retratado em filmes como Dirty Dancing, de 1987.

Faixa na cabeça

Era comum usar faixas finas na cabeça ou no cabelo, a faixa na cabeça se tornou um acessório muito usado pelas pessoas, até mesmo Cazuza usava.

Polainas

polainas-estilo-anos-80

 

Polaina era um item obrigatório no guarda-roupas das jovens dos anos 80. Era usada de tudo que é forma: com leggings, vestidos, shorts, para andar de patins, tudo era motivo para usar a peça.

Moda fitness

moda-fitness-anos-80

As roupas usadas nas aulas de ginástica viraram fashion nos anos 80, como tênis, peças de moleton e lycra, que também passaram a ser usadas em ocasiões cotidianas. O tênis deixou os looks das mulheres e dos homens mais despojados, nas mais variadas formas e cores (e olha a polaina ali).

Ombreiras

ombreiras-anos-80

Usar ombreiras nos anos 80, sabe-se lá o motivo, era estar em sintonia com a elegância. A razão de as mulheres optarem por ombros maiores pode estar ligada ao momento em que o sexo feminino vivia, com desejo de afirmação e poder no mercado de trabalho. O fato é que as ombreiras não são uma criação dos anos 80, já haviam sido usadas 30 anos antes pela atriz Joan Crewford. Quem nunca?

Collants

collant-anos-80

Os collants eram muito usados nos anos 80 para fazer ginástica e para compor um look mais descolado. Fez a cabeça das mulheres, especialmente em 1983, quando o filme Flashdance estreou nos cinemas e lançou essa moda. Também conhecido como leotard e body, era versátil e podia ser usado em várias situações: na academia, com uma saia ou calça por cima e o look estava pronto.

Meias coloridas com sapatos

meias-coloridas-com-sapato-anos-80

Sim, nos anos 80 era normal usar meias coloridas com sapatos.

Saias balonê

Muitos estilistas consideram que a peça se assemelha a uma pochete ou até a uma fralda porque deixa as formas mais arredondadas. Mas por serem bem curtinhas, acabam deixando à mostra as pernas, o que pode ser vantajoso.

Macacão colorido

macacao-colorido-anos-80

Acredite, esses macacões coloridos e largos foram moda na década de 80. Tanto homens quanto mulheres ousaram usar essa vestimenta super indiscreta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *