Afinal, qual é a cor do vestido? Branco e Dourado ou Preto e Azul?

qual-a-cor-do-vestido-branco-dourado-preto-azul

Nesses últimos dias o que mais se falou na internet é qual a cor do vestido da imagem. A repercussão foi tão grande que virou até notícia nos principais jornais do Brasil. Afinal, o vestido é Branco e Dourado ou Preto e Azul?

Entenda essa história

Tudo começou quando a usuária do Tumblr, Swiked, publicou em sua página a foto do vestido no qual ela pergunta se alguém poderia ajudar ela, pois ela e seus amigos não sabiam se o vestido era branco e dourado ou preto e azul. Foi então que começou todo o bafafá nas redes sociais.

O discussão tomou tamanha proporção, que o site Buzzfeed fez uma enquete perguntando de que cor é aquele vestido. A página teve, em menos de 12 horas, 23 milhões de visualizações, além de 412 mil comentários. 72% das pessoas responderam que veem um vestido branco e dourado. Os outros 28% não têm dúvida de que é azul e preto.

Ilusão de óptica

Tudo aconteceu devido a chamada ilusão de luminosidade. É uma característica da visão humana que faz com que vejamos uma determinada cor num tom diferente dependendo da luminosidade e das cores do entorno.

Essa característica da visão permite que o olho humano se adapte a diferentes condições de luminosidade. A própria luz do dia muda de cor dependendo do horário, de um tom mais dourado ao nascer e ao por do sol a um branco levemente azulado ao meio-dia.

Assim de acordo essa característica, quem vê azul e preto está fazendo uma leitura mais literal da foto. Já as pessoas que veem branco e dourado estão ajustando sua percepção a uma imagem que parece estar subexposta (ou seja, escura demais) e com coloração distorcida em direção ao azul.

Ou seja, tudo depende do seu ponto de vista 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *